O que eu vim fazer neste mundo? Sergio Diniz da Costa

 




 

“O que eu vim fazer neste mundo?”

 

Alguma vez em sua vida, amigo leitor, você fez esta pergunta a si mesmo?

 

Alguma vez em sua vida você questionou a si mesmo se é tão somente um número a mais numa estatística demográfica ou se, ao contrário, faz a diferença neste mundo?

 

Abri meus olhos e, imediatamente, olhei para o relógio. Ele estava marcando 4h30min do dia 13 de abril de 2015. Como acontece diariamente, só consigo dormir no início da madrugada, ou acordo ainda de madrugada. E aí, adeus sono! O meu Clarim Interior toca estentoricamente, lembrando-me que é hora de sair da cama e, de preferência, começar a escrever (após a ablução matinal e um café puro, bem quente, evidentemente!). Ou, alternativamente, trabalhar como guarda-noturno.

 

Hoje, porém, às 4h30, acordei com uma pergunta que venho fazendo a mim mesmo ao longo da minha existência terrena: o que estou fazendo nesta vida? Ou melhor, uma variante dela, mais específica: qual é a minha missão neste mundo?

 

E, com esta pergunta, trazida também pelo sopro do clarim, veio-me à mente o título desta conversa com você, leitor: ‘O que vim fazer neste mundo?’

Imediatamente, já preparado para começar a escrever, e já que comecei falando em estatística, entrei num site que fornece o número de habitantes do planeta em tempo real. E, às 05h02, ele apontava: 7.307.844.565!

 

“É gente pra caramba!”─ pensei com meus botões. E, olhando novamente para esse número já tão expressivo, constatei que ele não parava de crescer. Assustadoramente!

E, como consequência da ideia original do texto, também questionei: “E o que toda essa gente está fazendo neste mundo?”

 

Deflagrada a incitante (e perturbadora) pergunta, veio-me à mente, imediatamente, algumas destacadas personagens da História, dentro da famosa dicotomia ‘Bem/Mal’, a exemplo de Jesus, Buda, Leonardo da Vinci, Alexander Fleming; Gengis Khan, Hitler...


Algumas delas imprimiram pegadas de luz nas areias da vida; outras, pegadas de lama. Umas, tornaram o nosso planeta ainda mais azul, mais verde, trazendo fé, esperança, beleza, sonhos; outras o fizeram cinza, triste, agonizante.

 

Na vida, há grandes e, aparentemente, pequenas missões. Cada qual com sua importância, relativa a um número indefinido de seres humanos ou a um pequeno núcleo, como a família, por exemplo.

 

E com estas considerações, e com o sol já brilhando lá fora e com o espaço da coluna acabado, coloco um ponto final nestas linhas. Olho para o relógio: ele está marcando 06h24. E o planeta Terra, neste horário, conta com 7.307.857.148 de habitantes. Em 01h22, a população terrestre aumentou em 12.583 seres humanos!

 

É gente pra caramba!

 

E você, amigo leitor, o que você está fazendo neste mundo? Qual é a sua missão?


Crônica de Sergio Diniz da Costa



Quadro de Suzana Lobo



Comentários