Decio Romano e Carla Ramos no Festival Internacional da Palavra

Decio Romano na foto de Madalena Ferrante Pizzato.
As fotos de Luci Collin e Carla Ramos são do Facebook.

O "Festival Internacional da Palavra" aconteceu em dez locais do Centro Histórico de Curitiba, entre 28 de Setembro e 01 de Outubro. Com a curadoria da poeta, escritora e professora  Luci Collin.  o evento reuniu poetas, escritores, palestrantes e contadores de histórias. Entre muitos nomes conhecido no mundo das Letras, podemos citar Leandro Karnal, Ricardo Aleixo, Alice Ruiz, Cristovão Tezza, Etel Frota, além da moçambicana Paulina Chiziane, (vencedora do Prêmio Camões, em 2021), e do português José Luís Peixoto, ganhador do Prêmio José Saramago de 2001. Foram convidados também as escritoras Mary O’Donnell (Irlanda),  Inés Garland (Argentina),  Iman Humaydan (Líbano),  Jyoti Kiran Shukla (Índia).

Foram homenageados o contista curitibano Dalton Trevisão, e a poeta e crítica literária uruguaia Ida Vitale.

Foi destaque do evento a maratona de 24 horas de poesia que aconteceu na Feira do Poeta de Curitiba, com homenagem ao poeta Geraldo Magela Cardoso (in memoriam).

Nessa maratona participaram dois integrandes da AVIPAF (Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia). Os poetas Decio Romano (Cadeira 18, Patrono García Lorca) e Carla Ramos (Cadeira 24 - Patrona Nise da Silveira) declamaram poemas e falaram de suas obras.

Decio Romano é jornalista, pesquisador da poesia que ocorre em Curitiba. Decio é autor, entre outras obras, de Poesia pela Poesia, livro publicado pela Kotter Editorial.

Carla Ramos é psicóloga junguiana, autora do livro de poemas ao Toque de Hermes.

O evento foi organizado pela Prefeitura de Curitiba por meio da Fundação Cultural de Curitiba.


Na continuação um poema de autoria do Decio Romano, que foi declamano no Festival:


Definição:

A palavra substitui
A palavra verbaliza
A imagem que possui
A imagem que batiza.

Decio Romano - 21.11.2021

Comentários

Postar um comentário