Coletivo de escritoras comemora 10 anos

Coletivo Marianas divulga escrita e arte
com autoria de mulheres


O Coletivo Marianas, grupo de escritoras e artistas, foi criado em 2014 para divulgar a escrita e a arte com autoria de mulheres por meio de atividades culturais e publicação de livros. O nome do grupo referencia a professora, escritora e jornalista Mariana Coelho, que influenciou a criação do Centro Paranaense Feminino de Cultura de Curitiba, em 1933, com a publicação da obra "Evolução do Feminismo", sendo a "madrinha" das cadeiras nr. 30 da Academia Paranaense de Poesia e n. 28 da Academia Feminina de Letras do Paraná.

Em seus 10 anos de atuação, o grupo publicou livros impressos e digitais de 50 integrantes pelo selo Marianas Edições, projeto que contou com a parceria de editoras, e promoveu mais de 150 eventos culturais nos formatos de roda de conversa, lançamentos de livros e saraus. Atualmente, realiza encontros culturais mensais na Feira do Poeta (Curitiba), o Letra de Mulher, que está em sua 64ª edição.

Com mais de 50 integrantes, o grupo participa de feiras e exposições pela cidade, como Relance, Estopim, Mamute, Emporium Handmade, e participa de semanas literárias e eventos culturais promovidos por universidades e fundações culturais.

Para comemorar 10 anos de atividades ininterruptas, o Coletivo Marianas realizará um evento comemorativo em 26 de março, das 18h às 21h, no Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões, localizado na Av. João Gualberto, 570, Alto da Glória (Curitiba - PR), com a seguinte programação:

18h - Abertura com Luciana do Rocio Mallon

18h30 - Coletivo Marianas por Maria Lorenci

18h45 - Mariana Coelho por Andréa Motta*

19h - Apresentação artística com Ieda Vidal e Rosana Barroso Miranda

19h15 - Sarau literário*

20h30 - Coquetel

*vagas limitadas, com senha por ordem de chegada.

Durante o evento teremos exposição de livros das integrantes, sessão de autógrafos e projeção de fotos e vídeos de eventos do Coletivo Marianas.

Para saber mais sobre o coletivo, acesse www.coletivomarianas.com e www.instagram.com/coletivomarianas

Informações enviadas pela poeta, escritora e professora Francine Cruz, autora da obra "Poemas para brincar nas quatro estações", composta por 40 haicais e  publicada pela Editora Arpillera, uma editora de livros artesanais.

https://www.escritorafrancinecruz.com/


Comentários