Primeiros Comendadores da AVIPAF recebem placas honoríficas

 


Em 16 de março de 2024, no SESC Paço da Liberdade, em Curitiba, no evento organizado pela AVIPAF, receberam placa honorífica "Comenda Julia da Costa", os primeiros Comendadores dessa Academia: Decio Romano, Elciana Goedert, Atílio Andrade e Solange Chemin Rosenmann.
Merecidíssima honraria depois de anos batalhando na área da Literatura.
Quero esclarecer que uma Comenda não é outorgada por um Projeto. Uma Comenda é entregue por uma trajetória de vida, pela dedicação a um ideal. É necessário empenho na área de Literatura ou na área das Artes. São anos de dedicação para receber uma Comenda.

Decio Romano: É poeta e fotógrafo.  No prefácio do livro Poesia pela Poesia,  de Decio Romano, Kotter Editorial, o escritor Otto Leopoldo Winck afirma: "Só quero dizer que se você não conhece o Decio – o Decio fotógrafo e o Decio poeta –, você não sabe de nada do que rola em Curitiba no quesito poesia." Decio registra com sua câmara e com seus poemas os acontecimentos culturais de Curitiba. Prestigia eventos de outros artistas e também batalha para divulgar os seus livros. Ele publicou, entre outras obras: Poema Voluntário, Rua das Flores e Outras Poesias, A Lenda do Bêbado. Seu mais novo livro "Cerquilha de Poemas", foi publicado pela editora Insight. Também participou de exposições de Poesia em Argentina, Colômbia, Espanha e Portugal. Recebeu Menção Honrosa em um Concurso de Poesia da Espanha, e em concursos realizados no Brasil.


Elciana Goedert é vice-presidente da AVIPAF. Publicou o seu primeiro livro "Eu e a Poesia", em 2014. Participou com poesias em exposições de Arte e Poesia, no Instituto Cervantes de Curitiba, PR (órgão do Governo da Espanha), na Feira do Poeta de Curitiba (Brasil). Também participou em exposições na Cidade Autônoma de Buenos Aires e em Necochea (Argentina), onde recebeu Menção Honrosa pelo poema "Ofício: Poeta". Elciana participa do Coletivo Marianas e do Projeto Segundas com Poesia. Elciana foi uma das curadoras das exposições que Avipaf realizou na Feira do Poeta de Curitiba em 2022 e 2023. Outras das atividades de Elciana é a tradução de poemas para o espanhol. Em 2022, fez a tradução de poemas de autores brasileiros da Antologia "Los sueños de los espejos", publicado em Buenos Aires, pela editora LiterArte Argentina.


Atílio Andrade é poeta e professor. Em 1973 iniciou o curso de letras português na PUC  licenciando-se em 1976. Ministrou aulas de português em escolas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Em 1977 publicou o livro de poemas "Passarela", pela editora Esquema Oeste, de Guarpuava/PR. Participou de diversas coletâneas  e teve poemas publicados em alguns jornais, por esse Brasil afora. Em 2015 com auxílio  e teimosia  da filha Stely, participou do processo seletivo da Fundação  Cultural de  Curitiba, onde seus poemas foram aprovados e com o apoio da lei de Incentivo  à Cultura,  voltou a escrever e publicou "Passarela um novo olhar". Lançamento  pelas livrarias Curitiba. Atualmente, publica seus poemas na Revista Carlos Zemek de Arte e Cultura. Também publica seus poemas traduzidos ao espanhol na revista LiterArte da Argentina.


Solange Chemin Rosenmann: É poeta e especialista em Artes. Participou no SEEC: Antologia de Escritores da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Curitiba, 2000. Pág 41. Três quartos de tempo. Elaborou o material didático Museu Oscar Niemeyer (2003 a 2010). Publicou Artigos Revista Digital de Difusão Cultural CONTEMPORARTES, da Universidade Federal do ABC/SP. Publicou em Artes, diversidades e afins – Melhores textos da Contemporartes: Revista de Difusão Cultural (2009-2017 - Organizadores Ana Dietrich e Rodrigo Machado) - Santo André, SP. Universidade Federal do ABC, 2017 (Coleção Transversalidades EDH). Pág 139 – Arte contemporânea e os fazeres artísticos.
Antologia poética, Poesia Livre 2019 – Série Novos Poetas nº31-Isaac Almeida Ramos, organização e apresentação. Vivara Editora Nacional, PB. Seus poemas fizeram parte de exposições de Poesia na Argentina: Na galeria R Van R, da cidade autônoma de Buenos Aires, e na cidade de Necochea (Buenos Aires), 2019. Participou da Antologia em espanhol, "Los sueños de los espejos", editada em Buenos Aires,  e lançada na Bibliotec Pública do Paraná.






Comentários