Eloir Jr. participa de exposição no Museu Paranaense - Curadoria de Carlos Zemek

14a. Semana de Museus

MUSEU PARANAENSE

RUA KELLERS, 289 - SÃO FRANCISCO

mp.acaocultural@seec.pr.gov.br

(41) 3304-3300 (41) 3304-3327


17/05/2016 a 17/07/2016 - 17:00 

EXPOSIÇÃO:  Sonhando com o Paraná

A mostra coletiva, com curadoria de Carlos Zemek, apresentará pintura, poesia e arte digital, homenageando e revelando o universo e a essência de 18 cidades do Paraná.


20/05/2016 a - 10:00 às 12:00 

OFICINA - Leitura de Imagem. Incentivar a identificação e análise das outras formas de linguagem, além da verbal. Vagas limitadas. 

Essa oficina será ministrada pela professora e artista plástica Van Zimerman.


Participarão os artistas: Carlos Zemek, Dirce Polli, Di Magalhães, Eloir Jr., Isabel Sprenger Ribas, Ivani Silva, Liana Maria,  Maria Antonieta Gonzaga Teixeira,  Naotake Fukushima, Osmar Carboni, Roberto Bona, Rogério Bittencourt e Van Zimerman.

O artista plástico Eloir Jr. participará com duas obras. Uma delas, "MATRYOSZKA MARIA DO INGÁ", Acrílica s/tela - 60x60cm.,  retrata a catedral Nossa Senhora da Glória com seus belos vitrais, e a lenda da cabocla "Maria do Ingá" da cidade Canção, Maringá, no noroeste paranaense, a qual batiza o nome da cidade.

Obra de Eloir Jr.

Eloir conta a LENDA DA CABOCLA MARIA DO INGÁ:

Das secas que assolaram a costa nordestina brasileira no século XX, a de 1932 foi a mais causticante segundo autores que escreveram sobre esse fenômeno.

De lá surge a lenda do nome da cidade Canção, no noroeste paranaense. 

A história de Maria do Ingá, uma bela cabocla, queimada do sol, dona de uma beleza encantadora, de corpo bem feito, pele morena, olhos mel e cabelos negros presos em uma rosa. Maria era cabocla trabalhadeira e morava num pequeno vilarejo da cidade de Pombal, interior da Paraíba, numa ruazinha coberta por ingazeiros. Quando passava para labutar, fascinava a todos inspirando ardentes paixões. 

Devido à grande seca nordestina, Maria do Ingá tornou-se retirante e partiu.

Comentários

Postar um comentário