Oficina Leitura de Imagens e Poesias no Museu Paranaense - por Van Zimerman

OFICINA LEITURA DE IMAGENS E POESIAS

Professora: Vanice Zimerman, escritora e Artista Plástica.



Objetivos:
- Destacar a importância da leitura de imagens (quadros) presentes no Museu, mas também nas imagens que encontramos presentes no dia a dia: na rua e na natureza;
- Incentivar desenvolvimento da observação e do olhar poético, através das poesias.

A Oficina foi realizada no Museu Paranaense, em 20/05/2016, no excelente espaço da Exposição “Sonhando com o Paraná”. Curadoria de Carlos Zemek. Sobre as atividades foram feitas as observações objetivas de cada tela: tamanho, tipo de moldura, cores, luz, sombra, volumes, pinceladas, colocação das imagens, temas escolhidos. Quanto às observações subjetivas, referiam-se as mensagens que cada tela proporcionou, sejam elas, simbólicas ou ainda sensações que transmitiam ou alguma lembrança que ao observar a tela o participante sentiu. E essas reflexões foram escritas nas poesias que cada um escreveu. Depois tivemos sorteio de livros e duas telas em branco.



LEITURAS OU NARRATIVAS DE IMAGEM

As mensagens estão presentes nas imagens que chegam as casas de diferentes pessoas de diversos níveis culturais e econômicos, nas cidades ou nas zonas rurais, sendo transmitidas pela televisão e computador, muitas vezes influenciando e mudando o comportamento dos espectadores. As imagens constroem visões sobre a realidade, transmitem valores e crenças, criam opiniões diversas a respeito de um mesmo assunto.

A expressão “Leitura de Imagens” começou a aparecer na área da comunicação e artes no final da década de 1970. Essa tendência teve influências do formalismo, fundamentado na Gestalt, e pela semiótica, ciência geral dos signos. A palavra Gestalt é de origem alemã, refere-se ao que é “exposto ao olhar”, “o que é colocado diante dos olhos”, também conhecida como psicologia da forma surgiu no início do século XX. Sendo, Max Whertheimer (1880 -1943) um dos seus principais representantes.

Segundo o psicólogo americano, Howard Gardner, em sua “Teoria das Inteligências Múltiplas” (1985) propõe que existem diferentes tipos de inteligências desenvolvidas em maior ou menor grau: lógica/matemática, verbal/linguística, visual/espacial, corporal/cinestésica, interpessoal, intrapessoal, musical e ainda uma oitava possível inteligência, a naturalista. E a leitura ou narrativas de imagens colabora no desenvolvimento da de um das inteligências: a visual/espacial.

***


REFERÊNCIAS
SAVIANI, Demerval. Sobre a Natureza – e especificidade da Educação Pedagógica História Crítica, 3ª. Edição. São Paulo, Cortez 1992.

<http://www.masters.uol.com.br/artigo/3712/teoria/leitura_de_imagem>
<http://www.filologia.org.br/xcnf>
<http://penta.ufrgs.br/edu/teleduc-7.htm>
<www.revista.art.br/site-numero-06/trabalhos/3.htm>
<Khttp://pt.wikipedia.org/wiki/Gestalt>
<http://www.scribd.com.br/doc/48225/leitura-de-imagem-1-ano>
<www.scielobr/scielo.phd?=pid=S0100>

Comentários

  1. Bom dia, agradeço a Revista Carlos Zemek Arte e Cultura, a excelente divulgação da Oficina!Abraço, Van Zimerman.

    ResponderExcluir

Postar um comentário