Caravana Literária

Cinco autores participam do projeto Caravana Literária ao longo desta semana, entre os dias 11 e 15 de setembro, a Caravana Literária segue com a visita de cinco escritores a 9 cidades do interior paranaense. No total, até 23 de setembro, 15 autores percorrem 30 municípios do interior do Paraná e da Região Metropolitana de Curitiba para falar sobre suas obras e temas ligados ao universo literário. Todos os eventos são gratuitos.

O escritor, tradutor e roteirista Santiago Nazarian abre a programação da semana nesta segunda-feira (11) com palestra em Apucarana. Na terça-feira (12), ele conversa com o público sobre sua produção literária em Cambé.

Também nesta terça, o premiado escritor Milton Hatoum, autor do romance Dois irmãos, estará em Ponta Grossa e, na quarta-feira (13), em Carambeí.

Adélia Maria Woellner
A poeta Adélia Woellner e o escritor paulistano Flavio de Souza também fazem palestra nesta quarta-feira nos municípios de Almirante Tamandaré e Guarapuava, respectivamente.

Já na quinta-feira (14), Souza estará em Pinhão, no centro-sul do Estado. Reinaldo Moraes, autor dos romances Tanto faz, Abacaxi e Pornopopeia, visita Toledo, também na quinta.

O último evento da semana acontece na sexta-feira (15), coma presença de Moraes em Cascavel.

A Caravana Literária é uma inciativa da Biblioteca Pública do Paraná e faz parte da programação do Mês da Literatura, projeto da Secretaria de Estado da Cultura que, entre 24 de agosto e 29 de setembro, promove atividades de incentivo à leitura.Cada um dos 15 autores escolhidos visita duas bibliotecas. As instituições selecionadas para receber os escritores abrangem as mais variadas regiões do Estado — dos Campos Gerais ao Sudoeste paraense — e são referências entre as quase 500 bibliotecas cadastradas no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Paraná, coordenado e administrado pela Biblioteca Pública do Paraná.

Dessa forma, foram contemplados os municípios: Almirante Tamadaré, Apucarana, Barracão, Cambé, Carambeí, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Guarapuava, Ivaiporã, Mamborê, Mandaguari, Morretes, Paranaguá, Paula Freitas, Pato Branco, Perobal, Pinhão, Pinhais, Piên, Ponta Grossa, Planaltina do Paraná, Rio Negro, , São José dos Pinhais, Terra Boa, Terra Rica, Umuarama, União da Vitória, Toledo e Vitorino.

As atividades do Mês da Literatura seguem até 29 de setembro e, além da Caravana Literária, incluem contação de histórias, oficinas e a exposição itinerante “Palavras do Paraná”. A programação teve início no dia 24 de agosto, em Maringá, com o show “Leminskanções” — a data de abertura faz referência ao dia de nascimento do poeta Paulo Leminski (1944–1989).

Fonte Biblioteca Pública de Paraná

Comentários