Projeto Poetizar o Mundo Homanageia Josh Berveglieri e Fatuca Silva


O Projeto Poetizar o Mundo criado por Isabel Furini e Carlos Zemek, visa destacar o trabalho realizado em prol da cultura.
Nesta oportunidade receberá Certificado e Medalha Mérito Cultural o Representante-mor do Círculo Monárquico Brasileiro, Josh Berveglieri.
Também receberá Certificado e Medalha a criadora do projeto "Bom dia, Poesia", professora Fatuca Silva.
A entrega de Certificados e Medalha será no final de 2018.


JOSH BERVEGLIERI

Nascido Josué Berveglieri Mello, em Londrina – Paraná, no dia 19 de novembro de 1995, é o terceiro e último filho de Jeane Cristina Berveglieri e José Mendes Mello, ambos paranaenses.

Mais conhecido como Josh, possui ascendência nobre, incluindo nela Sua Excelência o Barão de Guaraúna, Major Domingos Ferreira, anfitrião de Sua Majestade o Imperador Dom Pedro II,
na cidade de Ponta Grossa, em 1880. No ano de 2016, na presença de Sua Alteza Imperial e Real o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragrança, Josh recebeu, de forma honorária, este mesmo título de nobreza – “Barão de Guaraúna” - quando tornou-se cavaleiro da Honorífica e Nobiliárquica Soberana Ordem do Sapo. Além disso, é associado ao Círculo Monárquico Brasileiro, sendo o Representante-mor desta instituição no Estado do Paraná, é Acadêmico da Academia de Cultura de Curitiba – ACCUR, onde é o Presidente do comitê de cerimonial, é membro da Liga da Defesa Nacional, Unidade Paraná – LDN-PR, membro do Instituto de Relações Internacionais do Paraná – IRIP, membro da Frente Dom Pedro II de Curitiba e apoiador do Pró-Monarquia de São Paulo.

Sempre participando e contribuindo nos eventos e reuniões de diversas organizações culturais e cívicas, por duas vezes foi homenageado pela Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, quando recebeu certificado de “Menção Honrosa”, por proposição do Deputado Ney Leprevost, em reconhecimento a "dedicação e trabalho em prol da capital paranaense". Por sua vida social, artística e cívica, com frequência é tema de matérias em jornais, revistas, colunas sociais, sites e blogs e, por sua elegância, já teve seu modo de vestir elogiado, até mesmo, por páginas internacionais de moda.

Possui por madrinha cultural, a Presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura e ex-presidente da Academia Paranaense de Letras, Chloris Casagrande Justen e, nas horas vagas, costuma fazer pesquisas sobre temas históricos, biográficos e de costumes sociais sobre os quais já apresentou diversas palestras em importantes instituições, tais como: o centenário Centro de Letras do Paraná; Instituto Néo Pitagórico; Clube dos 21 Irmãos Amigos e Centro Paranaense Feminino de Cultura.

Ligado à vida artística desde cedo, já escreveu artigos e peças teatrais, participou de bienais de arte e, por cerca de seis anos, estudou teatro e expressão corporal e vocal no tradicional Colégio Estadual do Paraná, onde destacou-se positivamente atuando por vários palcos paranaenses, principalmente como protagonista e, em algumas oportunidades, como codiretor em dezenas de peças, que vão das comédias shakespeareanas às tragédias gregas.

Atuou, também, em curtas-metragens e trabalhou com teatro em uma produtora onde também fazer parte da produção da cantata de natal no Palácio Avenida.

Tem bom conhecimento em francês e italiano e é fluente em inglês e espanhol e, atualmente, estuda Relações Internacionais e Ciências Políticas no Centro Universitário Internacional – UNINTER. E por sua exclusiva rede de relacionamentos e conhecimento em questões cerimoniais, de protocolo e etiqueta, é produtor e promotor de eventos em diversos seguimentos, além de consultor de imagem e etiqueta, funções onde se destaca por fazê-las ao nível da realeza européia.

Josh Berveglieri na fotografia de Carla Buchman


*******


FATUCA SILVA

Fatuca Silva é professora e poetisa. Ela disse que descobriu a Poesia em 2003, trabalhando um projeto de incentivo a leitura com alunos do sexto ao nono ano, intitulado: "Despertando o Prazer de Ler e Escrever", foi nessa época que começou a rabiscar seus primeiros popemas. Esse projeto foi tema de seu TCC, como relato de experiência bem sucedida, em Literatura e Ensino.

Fatuca considera que sua missão é semear poesia. Ela fala: "Procuro plantar a boa semente do hábito da leitura e escrita".

Em 2014, participou de uma antologia, intitulada: I Antologia Vivendo Criança. Em 2016, teve o seu sonho realizado, a publicação do livro: O Lugar Onde Vivo, com 118 poemas de sua autoria, patrocinado pelo SESC - RN. Nesse mesmo ano, participei de mais uma antologia: Antologia Literária Artística Feminina Potiguar, com 40 mulheres do meu RN. E agora em 2018, estarei participando de minha terceira antologia, com vários poetas do Brasil e de Portugal também.

Desde 2011, tem um cantinho especial, onde publica semanalmente, sua poesias, trabalhadas no projeto: 'Bom dia com poesia". Esse projeto foi criado por Fatuca Silva e é desenvolvido na escola onde está atuando como gestora, outra vez.
Divulga seus poema no blog: www.curtindoumpouquinhodepoesia.blogspot.com, e no um grupo: Poesias Minhas, no Facebook.

Fatuca faz  parte da ALAMP, Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares e é membro da AVAL, Academia Virtual Artística e Literária, ocupando a cadeira 13, tendo como patronesse: Cecília Meireles, a sua maior inspiração na literatura brasileira.



BIOGRAFIA ARTÍSTICA ... Um pouquinho de mim! 

Reconhecida como poetisa
Na comunidade eu sou
Apaixonada pelo que faço
Faço tudo com amor!

Enamorada pelas artes
Curto todas com alegria
Procuro descobrir o belo
A cada amanhecer do dia!

As lindas cores me fascinam
E os delicados pincéis também
Retratar cenas da natureza
Isso me faz muito bem!

As palavras companheiras
ao meu lado vão sempre estar
Adoro escrever poesias
E pra platéia declamar!

Aluna de escola pública
Estudei com dificuldade
Mas me orgulho hoje
De ter chegado à faculdade!

Gosto de ser chamada
Pelos os outros de professora
E saber que sou reconhecida hoje
Como uma fiel educadora!

Profª Fatuca Silva - 2017

Comentários