Katia Velo: Esculpindo a Alma - Augusto Rodin


Biblicamente há a descrição que Deus criou o homem do pó da terra, portanto, metaforicamente, assim, nasceu a escultura. Esculpir formas em madeira, osso, pedra, barro, argila entre outros materiais é uma prática utilizada desde os primórdios. O homem primitivo criava alguns utilitários, mas também figuras para adorar como a Vênus de Willendorf (a escultura de uma mulher com formas exageradamente arredondadas). Os gregos antigos inicialmente fizeram lindos vasos e jarras. E, depois, criaram esculturas como a Vitória de Samotrácia (uma belíssima imagem feminina, sem cabeça, com longas asas) em destaque em frente a uma das escadarias do Museu do Louvre recepcionando-nos. Diz a lenda que Michelangelo ao finalizar a obra “Moisés”, que levou mais de trinta anos para ser finalizada, teria dito “Perché non parli!?” (porque não falas?). Embora, certamente inverídica, é uma história piu bella. O escultor hiper-realista Ron Mueck cujas esculturas surpreendem pelo belo e espantoso realismo. A proposta do artista em redimensionar as escalas, algumas esculturas são pequenas e outras grandes, além da forma em que são apresentadas, como por exemplo, o olhar cansado da mãe em oposição ao do bebê que ela carrega embutido em seu casaco enquanto carrega suas compras, ou do menino negro que parece mostrar uma facada parecem imagens muito próximas no nosso cotidiano. O trabalho de Mueck traz uma carga emotiva e de surpresa que todo artista busca em seus trabalhos.
Escultura de Rodin, no LACMA, Los Angeles- Foto de Isabel Furini

Escultura de Rodin, no LACMA, Los Angeles- Foto de Isabel Furini
Falar em escultura é impossível sem citar, Auguste Rodin. Admirador de Michelangelo, Rodin, criou tão espantosas esculturas por meio de formas inusitadas e posições impossíveis de serem feitas (torções) como representadas, por exemplo, em “A Mulher de Cócoras”. Rodin foi um dos mais importantes escultores a interessar-se por formas inovadoras de apresentar o corpo. Este interesse pelo movimento do corpo levou-o a conhecer e ser amigo de algumas dançarinas, entre elas, Isadora Duncan, revolucionária em criar novos movimentos da dança clássica, sendo uma pioneira da dança moderna. Ao citarmos Rodin, inevitavelmente nos esbaramos em Camille Claudel. Ambos vivemos uma intensa e trágica história de amor. Sem Camille, Rodin provavelmente não teria feito suas melhores e mais sensuais esculturas. Camille provavelmente não seria uma grande escultora sem Rodin.  O amor passional e intenso transformam seus trabalhos. Há tanto envolvimento que em alguns momentos as obras deles se fundem. Infelizmente, todos os sonhos e desejos de Camille foram esquecidos nas teias da sua loucura. Camille ficou trinta anos internada num manicômio. “Os músculos e ossos devem saltar do corpo”, dizia Rodin. Os trabalhos de Rodin eram tão impressionantemente reais que alguns chegaram a suspeitar que Rodin moldava suas esculturas diretamente sobre o corpo dos modelos.


scultura de Rodin, no LACMA, Los Angeles- Foto de Isabel Furini

scultura de Rodin, no LACMA, Los Angeles- Foto de Isabel Furini

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