O Espaço Cultural Luiz Felix, anexo ao charmoso Café e Empório Mineiro Cheirin Bão-Curitiba-Centro, recebe a exposição “Tramas” da artista visual e Professora de Artes Carla Schwab. Com curadoria de Eloir Jr. e da própria artista, a mostra acontece de 06/02 a 15/03/2019.
Suas obras de teor contemporâneo-sustentáveis apresentam características notórias do universo matriarcal, e nesta mostra a artista apresenta sua atemporal série “DasTramas aos Rendados” e inaugura a “Movimento”, com a obra de mesmo nome. Em ambas há a construção de figurações circulares policromáticas, que tramam-se e costuram-se entre si, já na série inaugural, Carla Schwab cria em realidade pictórica a dinâmica têxtil, que flui em animação plástica sobre o bidimensional.
“Eu me inspiro nas lembranças e vivências, nas rendas executadas por minha mãe e avó”, relata a artista, que utiliza o pincel como se fosse uma agulha de crochê.
Filtros de café usados, cola, bulas de costuras e tintas acrílicas, dão origem as suas criações sobre telas da reciclagem de garrafas PET, sendo estas suas et rudis materiae, que interagem sobrepostas e harmoniosamente com o gestual artístico. Sua produção exterioriza sua preocupação com o bem estar do meio ambiente e conscientiza à ação social de cidadania.
Obras e fotografia de Carla Schwab |
Pelotense-RS, radicada em Curitiba-PR é Artista Visual graduada pela UFPel-RS, Universidade Federal de Pelotas-Rio Grande do Sul, é empreendedora cultural e Professora de Artes em estudos de materiais e técnicas de pintura na Associação Cultural Solar do Rosário em Curitiba-PR
Suas obras participaram de edições da Casa Cor Paraná, sendo premiada como melhor trabalho relacionado com a sustentabilidade, Casa Cor de outros Estados brasileiros, salões de arte com premiações, exposições coletivas, individuais e, inúmeras publicações de seus trabalhos em revistas nacionais e internacionais, bem como livros culturais.
Possui acervos particulares dentro e fora do País, tendo participado em 2011 em exposições por cidades francesas, em 2013 e 2015 no Carrosel Du Louvre em Paris, em 2016 na The New York Public Library. A convite da Embaixada da Ucrânia no Brasil, a artista representou em 2017, as artes visuais do Paraná durante o 24o. Sarau Chatô em Brasília-DF, que homenageou a Ucrânia e o Paraná.
Comentários
Postar um comentário