O artista plástico VIDAL entrevistado por Katia Velo


O curitibano, Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto, mais conhecido como VIDAL, é uma daquelas pessoas que não para nunca. Advogado, artista plástico, desenhista, ilustrador, gravador, curador, muralista e não há ponto final no currículo de suas atividades. É presidente da Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, participa da Comissão Especial de Cultural e Arte do Conselho Federal da OAB e da Comissão Cultural da OAB/PR. Recentemente foi nomeado como diretor do Museu Casa Alfredo Andersen.

Vidal na fotografia de Rubens Nemitz

A seguir a entrevista concedida por e-mail para a coluna KV:

A sua apreciação por Arte vem de berço. Qual a influência da sua família na construção da sua identidade artística?

Reconheço que todas as minhas criações são uma somatória de fatores, experiências e persistência. Desde criança sempre fui muito ligado à cultura de maneira geral, pois meus pais sempre me levavam aos teatros, cinemas, circos e museus. Mas ainda jovem, gostava muito de imagem (desenho, fotografia, gravura…), lembrando ainda muito das histórias que minha mãe me contava das aulas de pintura em porcelana que minha avó dava e dos amigos artistas do meu avô Osvaldo Vardânega, entre eles o Arthur Nisio, o Theodoro de Bona e o Juarez Machado, no começo de carreira. O meu primo Ivo ainda destaca que temos um escultor famoso pela família italiana, o Antonio Canova. Mas o empurrão ao desenho e a pintura acabou vindo através de minha mãe Rosa Maria, pois prometi acompanha-la alguns meses em aulas no período noturno com o Professor Leo Angelo Sperandio, o qual apesar de acadêmico, me deu liberdade total para romper com o tradicional. O resto, foi acontecendo de forma totalmente autodidata, com muita observação e conversas com os amigos e também artistas, entre eles Fernando Pernetta Velloso (que me indicou materiais), Lelia Brown (que me salvou de uma decepção em salões de arte e me indicou para a APAP/PR), o Rogério Dias, que me me deu a percepção de poder voar mais alto, e o Marcelo Conrado, amigo de uma trajetória. Não bastasse, meu primeiro estágio como estudante de direito (três anos e meio) foi diretamente com o advogado Dr. Eduardo Rocha Virmond (Presidente da OAB/PR na VII Conferência Nacional da Advocacia no Teatro Guaíra, marco da resistência civil contra a ditadura), o qual me oportunizou a ter uma visão larga sobre a produção cultural e conhecer vários artistas de renome (recordo muito as conversas com o ator Paulo Autran – também advogado -, Poty Lazzarotto, Franz Krajcberg, entre outros), bem como de suas cartas trocadas com importantes escritores, e os finais de tarde com maravilhosas sessões de Jazz e literatura. Assim, como acabei me envolvendo muito com as artes, já no final da faculdade, comecei a estudar direitos autorais, incentivado pelo meu padrinho professor Luiz Edson Fachin, hoje Ministro do STF, o qual me incentivou a encarar a cultura de uma forma diferenciada. E uma coisa chama a outra, sempre acompanhado de bons amigos, acabei participando por quase 8 anos da Câmara Setorial de Artes Visuais à convite do Ministério da Cultura, auxiliando na criação de um plano nacional e na organização da área, quando então comecei a observar as artes visuais de maneira globalizada, suas diversidades e suas lacunas.

Na Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR você iniciou uma trajetória. Nestes anos, o que mudou?

Iniciei na APAP/PR com 24 anos e tinha acabado de me formar, mas já possuía uma experiência associativa muito rica, pois com 16 anos havia montado e presidido a Associação Paranaense de Bodyboarding, criado inúmeros campeonatos e inclusive o circuito sul brasileiro do esporte. Imagina só um menino de 17 anos bater um projeto numa máquina de escrever, comprar passagens para SP e visitar indústrias atrás de patrocínios. E isso aconteceu, consegui fazer eventos de mais de 15.000 US$. Mas precisava entender o mundo artístico, o qual é mais complexo e autofágico. Para minha sorte, mesmo novo, fui bem acolhido por grandes nomes das artes, mas ao mesmo tempo sempre ajudei a todos com a visão administrativa e jurídica. Participando vi muitos equívocos de pensamentos e aprendi a entender a força associativa e percebi
rapidamente que o espírito de pertencimento é que move o sucesso individual de cada artista, pois inexiste competição, vez que o crescimento é individual. Se todos avançam, todos ganham. A APAP/PR é única no país no gênero, é história pura e seguiu a sorte da Sociedade de Artistas Plásticos criada em 1931 por Andersen, sendo um legado Paranaense que merece a eternidade.


Seu trabalho autoral artístico está muito ligado às questões de Mobilidade Urbana e Tecnológicas. O que o motivou a levantar esta bandeira?
Confesso que os temas que trabalho surgiram naturalmente, pois é uma necessidade humana a corrida contra o tempo, e a minha percepção é que a arte produzida precisa se engajar ao momento em que vivemos.  Tudo começou através de uma brincadeira, onde desenhava sobre fotografias, quando então fiz com que um elefante virasse uma bicicleta, e conforme os ensinamentos da saudosa Violeta Franco, fui desenhando e esgotando as possibilidades, até entender que vários animais poderiam ser substituídos por máquinas simples, como a bicicleta no caso. Paralelamente a isso estava trabalhando com questões de traçados,  fotografando riscos, cabelos e linhas. Juntando tudo isso, surgiu a emancipação pela liberdade do movimento. A partir disso os animais e as bicicletas ganharam velocidade, fertilidade e força até se sintetizar em linhas simples, quase que tridimensionais para escultura, onde o animal se resume a figura de uma mesa, a bicicleta num feixe de traços e o (a) ciclista simplesmente some diante da chegada ao ponto final. E essas criações se fortaleceram ainda mais com experiências de viagens ao exterior, onde percebi que as questões inseridas no meu trabalho artístico ao mesmo tempo são universais, seriam bem aceitas em qualquer parte do mundo, seja pelo contexto cultural, político ou social.
Obra do artista Vidal - Fotografia de Rubens Nemitz
Você participa, juntamente com 16 artistas, de um projeto inédito chamado ODS&Arte, projeto da ONU. Do que se trata?

Trata-se de um projeto mundialmente pioneiro realizado por artistas Paranaenses que aborda e chama a atenção aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável destacados pelas Nações Unidas, com a intenção de erradicar a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio-ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Tive a honra de participar com minha visão sobre a OBS 11, que aborda cidades e comunidades sustentáveis, inclusive colocando meu trabalho autoral ligado ao tema. Esse projeto percorreu diversas cidades e inclusive foi exposto no Banco Mundial em Washington.  Fomos o primeiro time de artistas a trabalhar esses objetivos da ONU.

No ano passado, no “Dia Mundial Sem Carro” aconteceu o lançamento de um grande mural no centro da cidade. Como foi esta experiência de realizar um trabalho em grandes dimensões que deverá ficar de forma perene na cidade.
De uma hora para outra percebi que, muito mais do que ganhar as paredes de uma galeria ou museu, o maior feito de um artista é levar a sua obra para a própria rua, para o espaço urbano, onde ela pode dialogar e entrar em simbiose com o meio. Quando intermediei a instalação de um painel de azulejos do memorável artista Poty Lazzarotto na sede da OAB/PR, uma funcionária da limpeza rapidamente entrou no elevador comigo toda emocionada para agradecer a obra e me contar que na semana anterior tinha ido com seu filho na Biblioteca Pública para ajudá-lo a fazer uma pesquisa sobre o artista para escola, sendo que para sua surpresa, ao chegar ao trabalho, encontrou o painel que iria alegrar todos os seus dias. Confesso que aquilo me marcou muito. Outro episódio importante e talvez o maior estímulo, foi quando da recuperação da fachada do prédio da OAB/PR, no Edifício Maringá em Curitiba, em frente à Biblioteca Pública do Paraná. Considerando que eu não poderia participar por questões institucionais, convidei o artista e agora amigo Alex Flemming, radicado na Alemanha, autor de algumas obras públicas, para estudar se seria viável ou não colocar uma de suas obras na fachada lateral daquele prédio. Depois de um longo tempo de análise, ele não aceitou a missão pelo fato que se fosse construído próximo (onde havia algumas casas), a obra poderia ser coberta. Mas, ele frisou várias vezes que adoraria ter um monumento nesta cidade, vez que seus avós moraram aqui, motivo pelo qual queria ter um marco nessa cidade. Logo depois, fiz uma viagem para o exterior procurando mapear algumas importantes obras urbanas, e comecei a lembrar daquele comentário que me martelou de forma indelével. Pois, se uma pessoa que mora no exterior poderia ter uma relação tão estreita com essa cidade, eu que nasci e sempre morei em Curitiba não poderia jamais me furtar de dar minha contribuição. Não bastasse, percebi que nossos artistas são tão bons e até mesmo melhores que os que despontam pelo mundo, mas às vezes apenas falta criarem suas oportunidades. Afinal são com os grandes desafios e com as dificuldades que o crescimento aparece. Confesso que para a escolha do lugar certo levei quase dois anos, mas desde o começo sabia exatamente que o lugar era exatamente aquele. Uma predestinação com graus de dificuldades estrema, muito arrojo e mas que deu certo após 6 anos de trabalho com pessoas chaves para trabalhar na obra, entre elas o grande Elvo Benito Damo, Maria Helena Saparolli, Eurico Monteiro, Beto Bruel e a Patricia Mannarino. Realmente foi um grande marco para a cidade, pois uma obra atual sobre mobilidade inaugurada no dia mundial sem carro e cortando o coração pulsante no começo do centro histórico. Além disso, uma obra que cumpre uma função social importante, pois não só revitalizou uma parte esquecida da cidade, trouxe vida aos habitantes locais com luz (não havia luz no local), mexeu com o mercado imobiliário, deu segurança aos que lá passam e inclusive tirou de perto um ponto de venda de drogas.

Você participou do plano nacional de artes visuais e dirigiu a Comissão Especial de Cultura de Arte da OAB/PR e do Conselho Federal da OAB. Como foi esta experiência?

Muito me orgulho disso, pois quando vi uma convocatória para a sociedade civil para auxiliar a montar um plano nacional para a área imaginei que poderia colocar minhas experiencias associativas à serviço de algo importante, aí então à convite do Ministério da Cultura passei 10 anos participando de reuniões no Rio e em Brasília para discutir um plano para artes sociais. Nisso, tive a oportunidade de dissecar a área em várias facetas que ainda eram de meu desconhecimento. Aprendi a perceber a arte fora dos padrões usuais, sejam estéticos ou procedimentais, e ao mesmo tempo entender mercado, formação, fomento, entre outros, ao mesmo tempo em que mostrava aos demais colegas da arte como o direito tinha importância nesse todo. Já com essa bagagem aliei ainda mais o direito à arte e dei o primeiro passo para o envolvimento da Ordem dos Advogados com a cultura e as artes, quando então em meados de 2006 sugeri a criação da Comissão de Assuntos Culturais da OAB-PR, a qual presidi por 11 anos. Após o amadurecimento desta partimos para criação da Comissão de Cultura e Arte do Conselho Federal da OAB, a qual presidi na primeira gestão, sendo vice hoje. Enfim, existe toda uma história nessa trajetória, ficando muito feliz de ter dado o ponta pé inicial para que tudo isso se desenvolvesse, pois são marcos importantes para a cultura.

A atividade de curadoria é sempre muito questionada e ao mesmo tempo importantíssima. Você atuou como curador em exposições realizadas pela Bienal de Curitiba. Hoje a Bienal é um dos eventos reconhecidos na área artística, saindo do famoso circuito São Paulo/Rio de Janeiro. Portanto, fazer Arte de qualidade no Sul do país é possível?

Diante do que já comentei, tenho comigo que nossos artistas não ficam para traz de nenhum outro artista no mundo. Ocorre apenas que muitos de nossos artistas possuem baixa auto-estima em face do mercado restrito, competitivo e incipiente.  Mas àquele que consegue uma trajetória por aqui está apto a alcançar saltos maiores. Sempre observo e auxílio colegas e amigos como curador, emprestando um pouco a experiencia e emprestando um olhar diferenciado e crítico. Mas só coloco o nome como curador naquilo que realmente me agrada e que acredito, pois penso que a experiencia do curador é não só auxiliar e estabelecer critérios visuais, mas muitas vezes cortar na carne. Não é uma tarefa fácil, mas é o que engrandece as partes envolvidas no processo, cria também raízes e laços. Aproveitando o tema, confesso que tenho pavor à rótulos (lembra o artista fulano) fórmulas de arte (grupos que ensinam a entrar em salões) e/ou similaridades de obras (plágio e contrafação), pois a criação deve ser a mais pura possível, não obstante ser um acumulo de experiencias.
Agora o seu novo desafio é na direção do Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) e do Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP). Conte-nos um pouco sobre o que deseja realizar em sua gestão.
Confesso que foi uma surpresa, um convite técnico. A aceitação só veio após o aval de que não haveria impedimento pela OAB, pois amo a arte e o direito e jamais deixaria um pelo outro. O que mais me chamou a tenção é que os 2 equipamentos dos quais gerencio são de grande importância de formação de cidadania, pois trabalham diretamente com o ensino das artes. E isso me tocou profundamente e entrou como um projeto pessoal, pois tenho que com conhecimento e boa vontade tudo é capaz, pois precisamos de uma sociedade melhor para nossos filhos, e nada melhor se isso tiver a arte. Em breves palavras posso afirmar que foco da gestão em ambos os espaços é dar maior visibilidade e fomentar de forma exponencial o contato e a formação nas artes, dando acesso à população e principalmente  fazendo que entendam que os espaços museais não podem jamais ter muros, sejam esses físicos ou de conhecimentos.

O que você diria hoje para um(a) jovem que deseja ingressar na área das Artes Visuais?

Minha mensagem vai através de uma pequena história em que fui protagonista, através de uma lição  dada por uma respeitável artista gráfica, a Violeta Franco, quando eu frequentava o Solar do Barão para trabalhar a litogravura sob a tutela de Larissa Franco, Juliana Kudlinski e Lourenço Duarte de Souza. Pois bem, estava no atelier com o meu grande amigo e companheiro das artes e dos direitos autorais Marcelo Miguel Conrado, trabalhando um desenho litográfico, quando então uma senhora que estava nos olhando há algum tempo, chegou de mansinho e pediu para ver o que estávamos trabalhando. De pronto, mostrei meu caderninho de desenhos abordando a série “pinceladas de mulheres”. Ela olhou página por página sem pressa.Enquanto isso o Marcelo me chamou no canto e disse: Essa é Violeta franco, a nossa mais importante gravadora, a primeira mulher de destaque na gravura Paranaense!   Do movimento garaginha! Voltando aos meus desenhos, a mesma começou a tecer elogios, quando então sem pensar fiz a inocente proposição: Já que gostou do nosso trabalho, que tal trocarmos alguma gravura? E, para minha surpresa, a Violeta começou a falar muito alto, chamando nossa atenção na frente de tudo e todos, explicando que ser artista não era apenas fazer um bom desenho, mas trabalhar o tema até a exaustão, de sorte a chegar a maturidade que a obra exige. Nessa altura eu e o Marcelo estávamos no atelier quase entrando embaixo da mesa, corados de vergonha pelo episódio, tanto que fomos embora mais que rapidamente e deixamos os Trabalhos para finalizar outro dia.  Mas como troféu, alguns meses após a situação relatada achei duas gravuras (de prova) da Violeta jogadas no lixo quando desmontaram o atelier do Solar do Barão para a realização Bienal de Fotografia, fiquei com uma e dei outra para o Marcelo de recordação daquele dia.
Uns 15 anos após, contei a história ao meu amigo Professor e Critico de Arte Fernando Bini, o qual achou tudo engraçado e prometeu pegar a assinatura da Violeta na gravura. Semanas depois, o Professor Bini me devolveu a gravura e me disse que a Violeta lembrou do ocorrido, deu risadas e disse que logo que ela melhorasse (estava internada), que eu podia ir na casa dela escolher uma gravura assinada que quisesse de recordação e conversar. Infelizmente a Violeta não melhorou e nos deixou, mas o maior troféu não foi a gravura, mas a alma de artista!  de saber que a exaustão leva ao sucesso maduro! Desta forma é que dedico a minha série “Mobilidade Urbana” à Violeta Franco, que me ensinou a dedicação necessária e o respeito à arte alheia. Assim, minha mensagem é que os jovens artistas entendam que um processo artístico é muito mais que um simples desenho, que não existe sucesso sem suor em nenhuma atividade, que inexiste formula para um bom artista, apenas a reinvenção e a criação de espirito fazem a diferença. Por fim lembro que se não houver um bom legado, o artista pode morrer diversas vezes que a obra dele nunca valorizará e nunca ficará para a história. Mãos à obra!

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