Ebook Os Melhores Poemas 2020


 

Sem duvidar da arte, entregue-se e sonhe!

Está a poesia preparada para o prólogo? Este que se propõe como tempo anterior ao contato que levará leitoras e leitores a fruir pela arte poética apresentada nesta obra e que, mesmo com a melhor das intenções, nunca chegará a antecipar a emoção máxima da leitura deste livro. A poesia dispensa qualquer tipo de apresentação. É ela a representação e criação sublime do mundo em forma de linguagem pela qual escolhe seus meios e porquês. Prefiro pensar este momento como o proêmio poético que regará em dose sutil e precisa o caminho em que despontam poetas em seu florescimento e que se reúnem para compor o jardim em forma de livro, Melhores Poemas. Eis um título feliz  para nomear esta obra, que vem em hora oportuna em que o mundo necessita cada dia mais do poético, deste estado de encantamento que, neste caso, chega pelo verbo. Pelo poder dócil e feliz de uma consciência do mundo que se materializa em poema.

  Clique Aqui para Download do Livro em Formato PDF

Lembrando Clarice Lispector, “esta história não admite brincadeiras”! Ela convida ao balançar das folhas como letras em pautas de céus azulados. Ilumina como sol de outono as nuances das cores retratadas em vivos versos. Expõe ranhuras nas paredes dos sentimentos. Dá a pausa longuíssima do respirar em dia de descanso. Aqui cumpre-se o que a poesia sempre espera, o não entendimento, a saída do lugar-comum, a entrega de corpo e alma ao solfejo encantador da menina sonhadora em seu balanço de palavras.

Ao estar agora a rolar esta tela que suporta o belo, já não mais há a possibilidade de escapar do presente que invade aos “sons de asas ao vento” traçando a ideia e o caminho que alinhava artistas. Partimos nessas asas pela origem, finitude e tempo que permeia a poesia de Sonia Andrea Mazza. E ao notar que terá a condução do fio dessas linhas pelos poemas de Maria da Glória Colucci, Maria Teresa Freire e Daniel Mauricio, quem sabe irá sem pestanejar “dar razão ao prego” de Mailson Furtado Viana. E no fluxo inevitável do poético o mergulho nas águas profundas de Carla Ramos ao se perceber fênix liberta nas asas da borboleta que lhe oferece alma, adentrarmos na delicadeza do olhar de Jean Narciso Bispo Moura que abre galáxias pincelando sentimentos riscados em um Clic poema de Carlos Eduardo Muniz.

Ah, são tantos os caminhos da poesia que veremos pelos olhos de Maria Antonieta Gonzaga Teixeira gota por gota florescer os Ipês em aquarela e no misturar das cores o vasto silêncio que nos permite mágico encontro com Sheina Leoni e com as letras de Gustavo Henao Chica, Solange Rosenmann, Sonia Maria Cardoso, Valeria Borges da Silveira e Vanice Zimerman. O desenho das realidades propostas por diversas vozes como em Marilis de Assis que enaltece a força feminina, Elciana Goedert que pela luminosidade da palavra move mundo e Adam Mattos tirando lascas da gente, “tadinho de mim”.

Sim, o vento corre e é solto para seu além e dele encontramos a poesia de Rita Delamari e somos soprados a visitar Manoel de Barros com o mineiro Afonso Guerra-Baião em que o tempo do amor chega em colheitas de terra fértil e pousamos nas mãos precisas do artesão poeta Amaury Nogueira e sem perguntas caminhamos ao lado de Decio Romano e Pessoa sob os arvoredos de Lisboa.

Mundos e paisagens oferecidas por Izabel Liviski, que tece poemas como quem fotografa os dias e num susto percebemo-nos aquele grãozinho de areia delicadamente exposta pelas mãos da poeta Jessica Iancoski e brincamos, mais uma vez, com o vento pelos poemas de Katia Sentinaro e no enredo dessa linda e fantástica colcha de retalhos que  se forma e cobre as páginas deste livro, vamos enumerando poemas e canções para decorar as horas com Marli Voigt até chegar aos cafés culturais e o Largo da Ordem para nos embebedarmos das palavras de Marli Terezinha Andrucho Boldori.

Pessoa não sairá incólume após provar tanta beleza! Confiar na poesia e no poder do poético é estar disponível a percorrer paisagens e sentimentos novos. Este é o convite que oferece o livro Melhores Poemas. E eu também afirmo: sem duvidar da arte, entregue-se e sonhe! Pois é isto que o poeta lhe oferece primordialmente ao olhar caos e verso pela ideia que agora é real através das mãos de Isabel Furini.

Boa leitura!

Flavia Quintanilha
Londrina, 28 de Outubro de 2020.

Comentários

  1. Parabéns e gratidão à Isabel Furini, Carlos Zemek, pelo belo, delicado e árduo trabalho do e-book, porém sem esquecer Flavia Quintanilha, que nos dá um prefácio, que sem dúvida nos obriga a ler cada poema, cada verso, tudo isso possível graças a nobre poeta e escritora Isabel Furini, a qual está sempre atenta e pronta ao registro de novos trabalhos da cultura literária. Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada a você pela participação, Marli Terezinha Andrucho Boldori.

      Excluir
  2. Parabéns Isabel Furini pelo belo trabalho, e sucesso a revista e a todos os envolvidos. Ficou excelente.

    ResponderExcluir
  3. Lindo E-book! Parabéns Isabel Furini e Carlos Zemek pela organização e a todos que participam! Abraços, Vanice.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Isabel,Carlos Sbelos registros exaltando a poesia nesta era digital. Salve poetas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário