Ao falar de filosofia para crianças ou em filosofia com crianças, muitas dúvidas surgem. O assunto é novo e empolgante. Alguns perguntam: As crianças estão capacitadas para aprender filosofia em sala de aula? Também poderíamos questionar o fato das crianças estarem capacitadas para aprender disciplinas como matemática, português e ciência. E mais ainda, computação!
Se as crianças estão preparadas para navegar pela Internet, então, como não poderão iniciar estudar temas básicos de filosofia?
Só é preciso cuidar da abordagem. Deve ser lúdica. Vejamos, uma criança não começa a estudar trigonometria, ela aprende os princípios da matemática, primeiro a contar até dez, depois até cem, aprende a somar, a subtrair, a multiplicar e a dividir. Mais para frente será iniciada em cálculos complexos. O mesmo deve acontecer com o estudo da filosofia.
Não podemos subestimar as crianças! Elas nasceram na época da informática, da mídia, da globalização, um mundo diferente ao nosso. Elas vão viver, crescer e trabalhar nesse novo mundo.
As crianças podem aproximar-se da filosofia como dizia Aristóteles, pela admiração, pela curiosidade. Os gregos se perguntavam: por que uma roseira tem folhas e flores em uma estação e fica sem folhas em outra estação? Por que existe o som e o silêncio? De onde veio este universo?
Já Aristóteles assinalava que o filósofo fica admirado por coisas simples, admirado ao contemplar o crescimento de uma planta, o nascimento de uma flor, as mudanças. Admiração é, então, o primeiro estágio da filosofia.
Pestalozzi, o famoso pedagogo suíço (1746 - 1827) afirmou que a verdadeira educação só é possível cara à cara e coração à coração. É o educador quem pode estimular a capacidade de pensar, compreender e discernir dos alunos.
FILOSOFIA PARA CRIANÇAS OU COM CRIANÇAS?
Dizemos que o interesse pela filosofia para crianças ou pela filosofia com crianças está cada vez mais acentuado. Vejamos primeiro a diferença entre os dois conceitos. Alguns filósofos afirmam que filosofia para crianças tem uma conotação dogmática, de conhecimento que o professor dará ao aluno, enquanto que filosofia com crianças exprime um conceito mais moderno onde as crianças aprendem filosofando.
O filósofo francês Bergson afirmou numa palestra que podemos escutar falar horas e horas sobre a cidade de Paris ou ler sobre suas ruas, seus monumentos e sua gente e não teremos um conhecimento tão claro como se conseguimos caminhar durante media hora pelas ruas de Paris. Assim é a filosofia. Não adianta procurar uma definição, temos que filosofar.
A frase “filosofia com crianças” está mais perto da opinião de Bergson de que filosofia se aprende filosofando. Assim a metodologia das aulas não será baseada em datas e dados que podem ser decorados. O objetivo é criar a capacidade filosófica nos educandos. A capacidade de pensar, de questionar o mundo, de entender, de procurar novos caminhos.
Por exemplo, quando falamos da filosofia de vida de uma pessoa, queremos significar a soma de suas crenças, opiniões, suposições, ideias, pensamentos e ideais que orientam sua vida familiar, social ou profissional. Em outras palavras, as ações de qualquer ser humano estão orientadas pelas suas crenças, ideias e pensamentos, opiniões, suposições, sonhos, valores e ideais. Vejamos um caso prático o fato de aderir ao vegetarianismo. Por que? Algumas pessoas pensam que é errado matar animais para comer. Essa é uma postura filosófica. A ação é deixar de comer carne. Se o professor tiver em sala de aula um aluno cuja família é vegetariana, ainda que ele não seja vegetariano nem simpatize com a ideia, deve respeitar e ensinar a turma a respeitar a escolha desse aluno, nesse caso, o vegetarianismo.
Os educadores podem vivenciar com os alunos atitudes de companheirismo e colaboração, hábito de leitura, diminuição de preconceitos, amor a si mesmo a aos outros, capacidade de diálogo e comunicação.
Isabel Furini
A filosofia constitui uma fonte inesgotável de inspiração, nela podemos beber da sabedoria dos séculos. A filosofia ajuda a desenvolver o pensamento profundo, criativo e autocorretivo. Estimula a reflexão. Dá bases para compreender o mundo e questioná-lo de maneira inteligente.
O novo milênio chegou. Vivemos na época da “globalização” da Internet, da busca da qualidade total! É hora de perguntarmos onde fica o ser humano nesse contexto. O ser humano com suas possibilidades, suas limitações, sua grandeza, suas fraquezas, seus sonhos e sua capacidade de conhecer o mundo e de ser feliz. É ai que o velho Sócrates volta as salas de aula e enfatiza: Conhece-te a ti mesmo! E Platão, desde sua Academia, ainda ensina a procurar o Bem, a Verdade e a Beleza.
Um mundo novo e um mundo melhor dependem, sobretudo, da educação das crianças. Diálogos, investigação, arte, contação de histórias, reflexão, teatro, poesia... os educadores podem utilizar várias técnicas para tornar as aulas interessantes e educativas.
Se desejarmos mudanças que tornem as sociedades mais humanas temos que aprender a questionar o mundo, os valores da nossa sociedade. A filosofia é um caminho para compreender e questionar.
OBJETIVOS
A Filosofia no ensino fundamental tem por objetivo estimular as crianças à:
a) Participar em grupos e dialogar;
b) Entender a responsabilidade de pertencer a um grupo;
c) Aumentar a autoestim;
d) Aprender a ser tolerante com as idéias dos outros,
f) Desenvolver a paciência e a compreensão, com aqueles menos favorecidos
g) Alargar a visão do mundo e a capacidade de questionar e de investigar o mundo;
h) Refletir sobre valores morais e éticos;
i) Despertar para a apreciação da arte e da beleza da vida
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