Medalha Poetizar o Mundo 2024: Patricia Schaefer, Jefferson Dieckmann, Walcir Santos e Enio Oliveira


 Neste ano receberão a Medalha Poetizar o Mundo Patricia Schaefer Roder (venezuelana que mora em Porto Rico), Jefferson Dieckmann poeta do Rio Grande do Sul que mora em Curitiba, Walcir Santi (poeta que mora em Curitiba, Coordenador da Feira do Poeta de Curitiba), e Enio Oliveira da Rosa (poeta do Rio Grande do Sul que mora em Curitiba).

Todos receberão o Certificado pelo e-mail. Os poetas Jefferson Dieckman, Walcir Santi e Enio Oliveira da Rosa, receberão a Medalha Poetizar o Mundo em 16 de março de 2024, em evento público.

*

Patricia Schaefer Röder é escritora, tradutora literária, editora e gestora cultural. Ele nasceu na Venezuela e reside em Porto Rico. Entre suas traduções literárias para o espanhol estão os romances The Hidden World de Shamim Sarif, On the Scarlet Route e My Sweet Curiosity, ambos de Amanda Hale e premiados no International Latino Book Awards (ILBA) nos EUA. 

Em 2011 ganhou o XX Concurso Literário do Instituto de Cultura Peruana de Miami, EUA, com seu conto “Ignacio”. Suas histórias e poemas apareceram em diversas compilações, como Crônicas do Furacão María: vozes pela história, Divina: a mulher em vinte vozes e Libre: vozes venezuelanas pela liberdade de expressão; estes dois últimos premiados no ILBA. Em contos publicou Yara e outros contos e À sombra da manga, também premiado no ILBA. 

Em Siglema 575: poesia minimalista, Patrícia propõe uma nova forma poética que tem tido grande aceitação internacional. Desde 2015 organiza o Concurso Internacional Siglema 575 “Diga o que queres dizer”, do qual publica anualmente uma antologia que inclui os melhores poemas do concurso e que foi premiada com o ILBA. É gestora e editora dos projetos de artivismo poético “Queremos eles vivos: vozes do mundo contra o feminicídio” e “Crisol de almas: poesia contra o racismo, a xenofobia e a aporofobia”. Patricia Schaefer Röder é membro da Sociedade Internacional de Autores Latinos, da Associação Internacional de Poetas e Escritores Hispânicos, da Pen of Puerto Rico International, da Associação Americana de Tradutores, da Associação Porto-riquenha de Tradutores e Intérpretes e da Associação Mexicana de Tradutores Literários.

*

Jefferson Luiz Moreira Dieckmann: Escritor, poeta, bacharel em Direito formado pela Faculdade de Direito de Curitiba – UNICURITIBA e técnico em Eletrônica, especializado em telecomunicações, formado pela Escola Técnica Federal de Pelotas - RS. Possui cinco livros próprios e tem participação em mais de uma centena de antologias poéticas em vários estados do Brasil.

É presidente da AIL - Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana sediada em sua cidade natal, São Lourenço do Sul – RS.; É membro efetivo do Centro de Escritores Lourencianos, também de São Lourenço do Sul - RS. ; Membro efetivo e faz parte da diretoria do centenário Centro de Letras do Paraná, fundado em 19 de dezembro de 1912; É membro efetivo da Academia ALPAS 21 da cidade de Cruz Alta – RS.; É membro dos Escritibas na Rua, de Curitiba – PR, entidade criada por poetas e escritores da cidade de Curitiba – PR.

Foi coordenador pelo Brasil de dois Encontros de Escritores do MERCOSUL, realizados em Puerto Iguazu - Argentina e em Hernandarias – Paraguai, países irmãos unidos pela divulgação da cultura no Continente Mercosurenho.

Tem os seus livros catalogados e fazendo parte das bibliotecas da Casa Fernando Pessoa e da Fundação José Saramago, ambas em Lisboa – Portugal.

Participa constantemente de saraus poéticos, lançamentos de livros, rodas de leitura e outras atividades culturais, destacando-se o “Sarau Popular”, da FCC – Fundação Cultural de Curitiba, com o objetivo de levar a literatura, a poesia e as artes à periferia da capital paranaense.

Foi o patrono da Feira do Livro de São Lourenço do Sul – RS em novembro de 2019.

*


Walcir Santi é Coordenador da Feira do Poeta de Curitiba e poeta. Walcir organiza Saraus poéticos e exposições de poesia. Organiza as atividades da Feira do Poeta, apoiando poetas e artistas.

*

Enio Oliveira da Rosa é poeta e músico.Nasceu em Taquara, Rio Grande do Sul, em 1965. Enio gosta de versejar, também gosta de música. Participou da Antologia Conexão III, Nogue Editora, organizada pelo poeta paranaense Amaury Nogueira, também participou da Antologia Parnaso Poético. Publicou um poema na Revista Carlos Zemek de Arte e Cultura. 

Enio Oliveira apoiou a ação solidária que Avipaf (Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia realizou no Natal de 2023.

Comentários

  1. Parabéns meu irmão és merecedor Um grande abraço pra vocês

    ResponderExcluir

Postar um comentário