Coletivos de Poesia tem como objetivo acolher poetas e dar apoio divulgando as poesias do grupo.
Em 16 de Março (Sábao), às 15 horas, no SESC Paço da Liberdade, a AVIPAF e o Projeto Poetizar o Mundo, entregarão Medalhas de Honra ao Mérito. Entre as poetas que receberão a Medalha, destacamos duas que lideram Coletivos de Poesia. Jo Macário é lider do grupo Pretas com Poesia, e Lilian Miranda desenvolve Projetos de Poesias e Textos, através de seu grupo de Bonequeiras, em Escolas, CRAS, CAPS e Hospitais.
Vamos conhecer um pouco mais da trajetórias dessas poetas e promotoras culturais.
Jo Macário:
É uma mulher de raça negra de 45 anos, graduanda do curso de Serviço Social, percussionista, cantora, compositora, poeta e cronista. Membra da Rede de Mulheres Negra.
Jo escreve desde os 12 anos de idade. Declamadora em saraus e eventos em Curitiba. Ela é a idealizadora do Coletivo Pretas com Poesia.
Participou do edital do Ministério da Cultura Carolina Maria de Jesus com seu 1º livro; participou do livro poesias afro-curitibanas, lançado pela Editora Humaitá; participou do livro Campoesiar - lançado pela Biblioteca Pública de Campo Largo através da Editora Movi.
**
LILIAN MIRANDA, fez Faculdade de Artes do Paraná: Curso de Artes Visuais, e curso de Pedagogia nas Faculdades de Pinhais.
Especializações: Artes na Escola: O papel das Artes na Inclusão da Pessoa com Deficiência, Local: Escola Ecumênica de Atendimento a P.C.D.
Realizou curso de Educação Especial. Local nas Faculdades Espírita do Paraná, e de Educação Bilingue para Surdos, nas Faculdades Maringá.
Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria Estadual do Paraná a Nível de Mestrado educacional: PDE.
Realizou a Pesquisa: Cultura Surda e língua brasileira de sinais. Local: Universidade Federal do Paraná
EXPERIENCIA PROFISSIONAL: Professora da Rede Municipal de Curitiba; Professora da Rede Estadual de Curitiba.
Professora de Artes em Escolas Públicas de Curitiba. Redes Municipais e Estaduais de Ensino.
Professora de Atelier na SEC: Museu Alfredo Andersen- CJAP.
Biblioteca Pública do Paraná. Setor de Comunicação Social.
Farol do Saber de Curitiba; atendimento ao Usuário; Contação de Histórias.
Escolas de Educação Especial nas áreas:
D.I: Deficiência Intelectual: Escola Especializada Primavera.
D.A: Deficiência Auditiva: Escola APAS.
Lilian também desenvolve um Projeto com o grupo “Senta direito, menina”, que é composto por três estudantes do 9°ano do ensino fundamental e é orientado por ela, professora e escritora, com formação em Artes Plásticas e em pedagogia.
Comentários
Postar um comentário