Imaginação Ativa: Explorando o Inconsciente Segundo Carl Jung

 

A

A Imaginação Ativa é uma prática psicológica profunda desenvolvida pelo renomado psiquiatra suíço Carl Gustav Jung. Trata-se de um método que permite o acesso e a exploração do inconsciente pessoal e coletivo através da interação consciente com as imagens e símbolos que emergem espontaneamente da mente.

Em Curitiba, a Analista Junguiana Sonia Lyra, do ICHTHYS Instituto, promove cursos específicos nesse tema para ajudar as pessoas a entenderem a técnica. Com o exercício da prática da Imaginação Ativa pode-se acessar o inconsciente pessoal para uma transformação do indivíduo. De acordo com Sonia Lyra, “ao engajar-se com essas imagens de forma ativa, ou seja, ao dialogar e interagir com elas, o indivíduo pode revelar aspectos ocultos da psique. Inicialmente, essa prática foca no inconsciente pessoal, trazendo à luz memórias, emoções e traumas reprimidos que necessitam de reconhecimento e integração”.

Em um nível mais profundo, a Imaginação Ativa conecta o praticante ao inconsciente coletivo, um reservatório de arquétipos e símbolos compartilhados pela humanidade. Esse processo pode levar a insights significativos sobre a natureza humana, padrões comportamentais universais e a própria identidade.

Nas palavras de Sonia, “a Imaginação Ativa é um diálogo que travamos com as diferentes partes de nós mesmos. Traz consigo a possibilidade de um processo de autoconhecimento profundo e efetivo.” Sonia Lyra destaca ainda que o trabalho com a Imaginação Ativa é fundamental por várias razões, entre elas:

Autoconhecimento Profundo: a prática permite um mergulho profundo na psique, ajudando os indivíduos a entenderem melhor seus medos, desejos e motivações ocultas. Isso é essencial para o desenvolvimento pessoal e para a cura emocional.

Individuação: Jung acreditava que o objetivo último da vida é a individuação, o processo de se tornar um indivíduo singular e completo. A Imaginação Ativa é uma ferramenta poderosa nesse caminho, pois facilita a integração dos diversos aspectos da personalidade.

Criatividade e Inspiração: a prática estimula a criatividade, permitindo que novas ideias e soluções inovadoras emergem do inconsciente. Artistas, escritores e profissionais criativos podem se beneficiar enormemente desse contato com suas fontes internas de inspiração.

Cura e Transformação: enfrentar e dialogar com partes reprimidas ou desconhecidas da psique pode resultar em significativas curas emocionais e psicológicas. Isso transforma a relação do indivíduo consigo mesmo e com o mundo ao seu redor.

Desenvolvimento Espiritual: para muitos, a Imaginação Ativa proporciona uma conexão espiritual mais profunda, ao acessar o inconsciente coletivo e os arquétipos universais. Esse aspecto espiritual pode ser uma fonte de paz interior e sabedoria.

Aplicação Terapêutica: para profissionais da saúde mental, como psicólogos e terapeutas, compreender e aplicar a Imaginação Ativa pode enriquecer a prática clínica, oferecendo uma abordagem complementar poderosa para o tratamento de seus pacientes. 

Para saber mais sobre os cursos, entrar em contato com Bianca Strapasson pelo número (41) 99940-5415 via WhatsApp ou clicar no link: https://contate.me/cursoiacuritiba


Sobre Sonia Lyra: PhD. Pós-Doutora e Mestre em Filosofia; Doutora em Ciências da Religião; Psicóloga CRP08/0745; Analista Junguiana membro da AJB (Asssociação Junguiana do Brasil), IJPR (Instituto Junguiano do Paraná) e IAAP (International Association for Analytical Psychology); Autora de vários livros; Diretora do ICHTHYS Instituto. 


Comentários